O Concílio de Trento e a Contra-Reforma
O concílio, a princípio, visava ser um amplo debate sobre as propostas trazidas à tona pelos protestantes a respeito do comportamento dos clérigos, da liturgia e dos próprios dogmas católicos. Em um intervalo de 18 anos realizaram-se três convocações para o concílio, as quais culminaram em deliberações que definiriam a postura da Igreja e sua posição diante o protestantismo. A deliberações podem ser classificadas em dois níveis: os decretos de ordem disciplinar, orientações de conduta para os clérigos; e os decretos de definições doutrinárias, nos quais a Igreja consolida seus dogmas e verdades da fé. Em outras palavras, a Igreja manteve seu lastro dogmático firmemente, não cedendo aos questionamentos conceituais dos protestantes e colocando-se em franca oposição ao pensamento reformista, embora a Igreja inevitavelmente atravessasse uma reforma.
O Concílio de Trento marcou uma reafirmação da tradição católica, mas ao mesmo tempo significou o início de uma transformação no modus operandi da Igreja. Era preciso combater o pensamento protestante cada vez mais influente, e a partir do concílio a Igreja posiciona-se de forma firme diante esta ameaça. No âmbito interno, os decretos de ordem disciplinar são a tentativa de restaurar a imagem desgastada pela corrupção através de medidas moralizantes: a venda de indulgências foi proibida, os clérigos não poderiam mais acumular benefícios nem sa afastar de sua residência. No âmbito externo, as medidas mais significativas foram a publicação do Index Librorum Prohibitorum e as ações da Companhia de Jesus.
O Index Librorum Prohibitorum consistia de uma série de listas publicadas pelo Santo Ofício que indicavam os livros com conteúdo herético e "pernicioso". Na prática, funcionava como um mecanismo de censura, avaliando os conteúdos das publicações e expondo os que expressavam qualquer idéia contraditória à doutrina católica, por menor que fosse. Desta maneira, a Igreja pretendia retardar o avanço dos ideais protestantes, impondo desde proibições de impressões até banimento e excomunhão dos autores.
A Companhia de Jesus, por sua vez, fundada em 1534 e reconhecida pelo Vaticano em 1540 - ou seja, antes mesmo do Concílio de Trento - se mostrou a mais efetiva arma da Contra-Reforma. Através de uma conduta de extrema obediência à hierarquia e à doutrina Católicas, aliada a um ministério flexível que permitia uma maior aproximação em relação aos fiéis. Graças às ações dos padres jesuítas o catolicismo conseguiu ainda se manter e se fortalecer em considerável fração da Europa, além de se expandir junto ao colonialismo Europeu nas Américas, África e Ásia.
Labels: História
0 Comments:
Post a Comment
<< Home